Modelo de simulação baseada em agentes para avaliar política de distribuição de cargas urbanas do e-commerce

Autores

  • Roberta Alves Universidade Federal de Itajubá
  • Renato da Silva Lima Universidade Federal de Itajubá
  • Alexandre Ferreira de Pinho Universidade Federal de Itajubá
  • Jose Holguín-Veras Rensselaer Polytechnic Institute - Center for Infrastructure, Transportation, and the Environment

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2034

Palavras-chave:

Logística Urbana, Comércio Eletrônico, Simulação Baseada em Agentes, City Logistics.

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a implantação das Estações de Entrega Automática (EEA) como solução para a entrega da última milha, considerando o comportamento e a interação entre os stakeholders do e-commerce. No Brasil, a maior parte maior das entregas são à domicílio e assistidas. Isso resulta em um grande número de entregas com falha e tentativas de re-entrega. As Estações de Entrega Automática (EEA) representam uma solução para reduzir a quantidade de devoluções e consolidar a entrega de mercadorias. Simulamos quatro cenários em Belo Horizonte, Brasil, variando a implementação da EEA e a exclusão das tentativas de devolução. Os EEAs trazem melhorias em termos de redução de re-entregas e das distâncias percorridas pelos caminhões em até 46%.

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Biografia do Autor

Renato da Silva Lima, Universidade Federal de Itajubá

Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UNIFEI (2009/2012) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (2008/2009). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado em Planejamento de Transportes pela Universidade do Minho, Portugal (2005). É docente em cursos de graduação (Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Administração) e pós-graduação, stricto sensu (Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, Mestrado Profissional em Administração) e lato sensu (Especialização em Qualidade & Produtividade e MBA UNIFEI). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Transportes, com ênfase em Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para Logística e Transportes, Logística Reversa e Gestão de Resíduos, Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (desde 2008), pela FAPEMIG (Programa Pesquisador Mineiro, desde 2007) e membro da Câmara de Assessoramento em Arquitetura e Engenharias (TEC) da FAPEMIG (desde 2013).

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Publicado

13-11-2019

Como Citar

Alves, R., Lima, R. da S., Pinho, A. F. de, & Holguín-Veras, J. (2019). Modelo de simulação baseada em agentes para avaliar política de distribuição de cargas urbanas do e-commerce. TRANSPORTES, 27(3), 99–114. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2034

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica