Análise da aplicabilidade de Sistema de Classificação Universal para solos lateríticos utilizados em camadas de pavimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2750

Palavras-chave:

Solos tropicais, Classificação, Rodovias, Comportamento resiliente

Resumo

O desenvolvimento de um novo procedimento de classificação para solos lateríticos, que leve suas propriedades mineralógicas e físicas em consideração e, ademais, as concepções apropriadas do meio ambiente tropical úmido, permitirá prever suas utilizações em camadas de rodovias com uma porcentagem mais elevada. A pesquisa em questão avalia o potencial uso da Metodologia de Classificação Universal de Solos Lateríticos para fins de construção de estruturas de rodovias. O procedimento metodológico compreendeu um programa de ensaios para a classificação e avaliação do comportamento resiliente dos solos. Com base no comportamento resiliente e nas ponderações sobre as propriedades de deformação permanente adotadas, a análise mecanística-empírica indicou bom comportamento dos solos analisados quando empregados em camadas de base em tráfegos menores. Entretanto, mesmo apresentando boas condições, os solos poderiam necessitar de estabilização, seja granulométrica com adição de solo granular, e/ou química com incorporação de cal ou cimento, principalmente na tentativa de combater a retração.

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Biografia do Autor

Henrique Antônio Oliveira Araújo, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil

Mestrando em Geotecnia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com previsão de conclusão para fevereiro de 2022. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (2019) com monografia intitulada "Avaliação da estabilidade das estruturas de desativação de barragens de rejeito". Durante a graduação, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o tema "Elementos viário-ambientais necessários à circulação de veículos autônomos". Membro egresso do Grupo de Pesquisa em Segurança Viária da Universidade de Brasília. Ainda pela graduação, trabalhou como estagiário na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Especialização concluída na área de estruturas em concreto armado em março de 2021.

John Kennedy Guedes Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil

Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Bolsista de Produtividade do CNPq, tem Pós-Doutorado no Laboratoire Central des Pontes et Chaussées - LCPC (Divisão de Geotecnia, Paris et Nantes, França - 2009/2010) onde atuou como Professor invité do LCPC, atualmente Institut français des sciences et technologies des transports, de l'aménagement et des réseaux - IFSTTAR (agosto de 2009 à Julho de 2010), tem Doutorado em Engenharia em Transportes pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (PPGECA/UFPB/1992 - Área de Concentração de Geotecnia) e Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (Eng. Civil, Campina Grande/UFPB/1988). Atualmente é Diretor do Centro de Tecnologia e Recursos CTRN/UFCG (Segundo Mandato: 2018/2021 - CTRN/UFCG), é Consultor e Membro Efetivo da Associação Técnica Ernesto Luiz de Queiroz Junior (ATECEL), é Chefe do Laboratório de Engenharia de Pavimentos (LEP/DEC/UFCG), é Coordenador, em nível de UFCG, da Rede Temática Brasileira da Petrobrás (Asfalto). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental entre 2005 e 2009 (PPGECA/UFCG), e Coordenador Administrativo do Departamento de Engenharia Civil (2013 -2014). Orienta Dissertações e Teses nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e de Engenharia de Processos da UFCG. Coordena Projetos com Termos de Cooperação Científica firmados entre a UFCG DNIT/PE; DNIT/PB e as Empresas: PETROBRAS, PRANA QUIMIGEL, Coordena parcerias entre o LEP/DEC/UFCG e as Empresas: JBR Engenharia, Installe, Maia Melo Engenharia. Tem experiência na Área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias; Projeto e Construção, atuando principalmente nos seguintes Linhas de Pesquisa: Estudos de Solos Tropicais, Gerência de Pavimentos, Infraestrutura de Rodovias e de Aeroportos, Estudo Comportamento Físico e Mecânico de Ligantes e de Misturas Asfálticas, Mecânica de Pavimentos e Aproveitamento de Resíduos Sólidos na pavimentação.

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Publicado

27-02-2023

Como Citar

Araújo e Farias, M. L. ., Oliveira Araújo, H. A. ., & Guedes Rodrigues, J. K. . (2023). Análise da aplicabilidade de Sistema de Classificação Universal para solos lateríticos utilizados em camadas de pavimentos . TRANSPORTES, 31(1), 2750. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2750

Edição

Seção

Artigos