ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS DE DENSIFICAÇÃO DO COMPACTADOR GIRATÓRIO SUPERPAVE E A RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE EM MISTURAS ASFÁLTICAS CONVENCIONAIS E COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.350Abstract
Quando se comparam as metodologias de dosagem Superpave e Marshall de misturas asfálticas, uma das vantagens da primeira é a obtenção do gráfico de compactação. Tem sido verificado para misturas densas e contínuas do tipo Concreto Asfáltico (CA) que determinadas áreas observadas nesse gráfico podem diferenciar estas misturas quanto à trabalhabilidade e à resistência à deformação permanente. No presente estudo, os parâmetros Compaction Densification Index (CDI) e Traffic Densification Index (TDI) foram utilizados como indicadores da compactabilidade. Desenvolveu-se um estudo de correlação entre estas variáveis e a resistência à deformação permanente de misturas asfálticas. Foram avaliadas três misturas asfálticas contendo: (i) apenas agregados graníticos, (ii) 50% de agregados graníticos e 50% de escória de aciaria e (iii) 50% de agregados graníticos e 50% de Resíduo de Construção e Demolição (RCD). As variáveis escolhidas para determinação da resistência à deformação permanente foram o ensaio uniaxial de carga repetida (amostras compactadas para dois percentuais de Volume de vazios) e o ensaio com um simulador de tráfego do tipo LCPC. Foi utilizado também o Processamento Digital de Imagens (PDI) para a determinação da esfericidade dos agregados estudados, propriedade que influencia na resistência à deformação permanente. Os resultados indicam que as variáveis CDI e TDI podem ser usadas como parâmetros de estudo para prever a resistência à deformação permanente, mesmo para misturas com utilização de resíduos. A caracterização pela técnica do PDI mostrou que o agregado de origem granítica possui uma forma menos próxima a uma esfera em relação aos resíduos. Misturas contendo este agregado possuem uma estrutura mais rígida, devido ao maior intertravamento e ao atrito interno entre os agregados, resistindo, assim, melhor à deformação permanente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers for publication by TRANSPORTES agree to the following terms:
- The authors retain the copyright and grant Transportes the right of first publication of the manuscript, without any financial charge, and waive any other remuneration for its publication by ANPET.
- Upon publication by Transportes, the manuscript is automatically licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0 license. This license permits the work to be shared with proper attribution to the authors and its original publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional separate contracts for the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of the initial publication in this journal, provided that such a contract does not imply an endorsement of the content of the manuscript or the new medium by ANPET.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites) after the editorial process is complete. As Transportes provides open access to all published issues, authors are encouraged to use links to the DOI of their article in these cases.
- Authors guarantee that they have obtained the necessary authorization from their employers for the transfer of rights under this agreement, if these employers hold any copyright over the manuscript. Additionally, authors assume all responsibility for any copyright infringements by these employers, releasing ANPET and Transportes from any responsibility in this regard.
- Authors assume full responsibility for the content of the manuscript, including the necessary and appropriate authorizations for the disclosure of collected data and obtained results, releasing ANPET and Transportes from any responsibility in this regard.