Estilos de ensino vs. estilos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem: uma aplicação em Transportes
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.686Abstract
Este estudo testou um instrumento para avaliar os estilos de ensino adotados pelos professores em atividades de sala de aula. O processo começou com a identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos e professores, neste caso, envolvidos em disciplinas de infraestrutura de transportes. O questionário desenvolvido por Felder e Soloman foi utilizado para obter o Índice de Estilos de Aprendizagem dos alunos e professores. Foi também o ponto de partida para identificar os estilos de aprendizagem alcançados pelos professores em sala de aula. Os resultados permitiram a identificação de incompatibilidades entre as preferências de aprendizagem dos grupos envolvidos e as estratégias adotadas pelos docentes para o ensino. Estas incompatibilidades foram percebidas em todas as dimensões, o que destaca a importância da abordagem. O estudo demonstra que, junto com os estilos de aprendizagem dos alunos e instrutores, a identificação de estilos de ensino apresenta potencial para melhorar o processo ensino-aprendizagem.Downloads
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