Elaboração de jogos de empresa para auxiliar na gestão operacional e ambiental de terminais de contêineres: O caso do jogo Tecon-Ambiental

Autores

  • Suellem Deodoro Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Pítias Teodoro Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Luíza Santana Franca Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Márcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.755

Palavras-chave:

Jogos de empresas, Aprendizagem, Transporte aquaviário, Terminal de contêiner.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de um jogo de empresas, com aplicação em cursos de gestão portuária, capaz de simular as principais operações de um terminal de contêineres e seus impactos ambientais. A revisão bibliográfica contempla a atividade portuária, seus impactos ambientais e a formação de gestores para atuarem na área de planejamento operacional de terminais de contêineres, por meio do emprego de jogos de empresas. O método utilizado foi o Estudo de Caso tendo o desenvolvimento do jogo de empresas TECON-AMBIENTAL como objeto de estudo. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados mais relevantes indicam que o planejamento operacional de terminais de contêineres e os impactos ambientais desta atividade podem ser considerados de forma conjunta em um ambiente simulado – jogo de empresas – para formação de gestores que atuam na área portuária. Conclui-se, que as variáveis operacionais e ambientais utilizadas possuem verossimilhança com a realidade e que a simulação realizada por meio do uso do jogo de empresas TECON-AMBIENTAL possui elementos suficientes para que haja transferência de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e incentivo a atitudes, proporcionando que o participante aplique o que aprendeu em outras situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellem Deodoro Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é doutoranda do Programa de Engenharia de Transporte PET/COPPE/UFRJ e pesquisadora, na área de simulação de acesso portuário, do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Tem experiência na área de Matemática aplicada (modelagem matemática), na área de educação e na área de Transporte, Energia e Meio Ambiente. Possui conhecimento de softwares de simulação (Arena e Promodel) e simulador de navegação SIMFLEX NAVIGATOR. Áreas de interesse: Matemática Aplicada, Simulação, jogos de empresas, Terminais de contêineres, Ensino em Transporte e logística, Transporte, Energia e Meio Ambiente.

Pítias Teodoro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Graduação em Administraçao pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2000); Especialização em Gestão Financeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2001); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - MG (2005) e doutorando pelo Programa de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ. Atualmente é professor Assisitente da Universidade Federal Fluminense - Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. Possui experiêcia nas áreas financeira, mercadológica e qualidade com ênfase na elaboração de projetos de viabilidade técnica, econômico-financeira e comercial.

Luíza Santana Franca, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013. Possui experiência profissional através da realização de estágios em duas empresas públicas: Petrobras, na Diretoria de SMES da área de Gás e Energia, no setor de Meio Ambiente (GE-CORP/SMES/MA) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRAM). Desde 2012 atua no Laboratório de Transporte e Carga do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE (LTC/PET/COPPE/UFRJ) como bolsista de iniciação científica, apoiando as atividades de pesquisa nas diversas áreas de atuação do laboratório.

Márcio de Almeida D'Agosto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística, Energia e Transportes e Transportes e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. É Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Coordenador Adjunto da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura. É autor líder do capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o capítulo de transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Consolidada experiência profissional no gerenciamento de frotas de veículos pesados (caminhões e ônibus) e gestão da distribuição física. Atuais linhas de pesquisa: transporte de rodoviário de carga, logística verde, gestão sustentável de cadeias de suprimento, simulação aplicada ao transporte, ensino em transportes, jogos de empresa aplicados a logística e transporte, transporte energia e meio ambiente.

Referências

ANTAQ (2011). Meio Ambiente: gestão ambiental: introdução. Disponível em: < http://www.antaq.gov.br/portal/MeioAmbiente_GA_Introducao.asp >. Acesso em: 15 fev. 2011.

ANATAQ (2013). Anuário estatístico 2013. Brasília, 8 de fevereiro de 2014. Disponível em: < http://www.antaq.gov.br/Portal/Anuarios/Anuario2013/index.htm >. Acesso em: 22 maio 2014.

ANTAQ (2015a). Relatório estatístico semestral. Disponível em < http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Relatorio_Estatistico_Semestral_2015.pdf >. Acesso em: 7 dez. 2015.

ANTAQ (2015b). Meio ambiente: impactos ambientais. Disponível em < http://www.antaq.gov.br/portal/MeioAmbiente_ImpactosAmbientais.asp >. Acesso em: 15 dez. 2015.

Brasil (1981). Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm >. Acesso em: 15 dez. 2015.

Carvalho, A. C. P. (2003). Uma Contribuição ao Estudo do Desempenho de Terminais de contêineres. Dissertação (Mestrado) – Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, UFRJ.

Carvalho, A. C.; Abdallah, P. R. (2012). Análise da Gestão de Resíduos Sólidos no Terminal Porto Novo do Porto do Rio Grande, Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada, v. 12, n. 3, p. 389–398. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722012000300009&lng=pt&tlng=pt > Acesso em: 5 dez. 2015.

Coelho L. C. (2010). Logística portuária: os portos mais movimentados do Brasil e do mundo. Disponível em:

< http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-portuaria-os-portos-mais-movimentados-do-brasil-e-do-mundo/ >. Acesso em: 15 dez. 2015.

COPPE (2011). Inventário de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Cruz, M. M. C. (1997). Uma contribuição ao estudo da dinâmica de sistemas de terminais especializados de contêineres sob o enfoque sistêmico. Tese (Doutorado) – Programa de engenharia de transportes, COPPE, UFRJ.

D’Elboux, P. C. (2008). Jogos de empresa. Anuário da produção acadêmica docente, v. 12, n. 2. São Paulo: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.

Fernandes, M. G. (2001). Modelo Econômico-operacional para análise de dimensionamento de terminais de contêineres e veículos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica. Escola Politécnica de São Paulo.

Frigo, A. L.; Bleninger, T. B. (2015). A review of the navigability modeling for inland waterways. E-proceedings of the 36th IAHR World Congress. 28 June – 3 July, 2015, The Hague, the Netherlands. Disponível em: <http://89.31.100.18/~iahrpapers/86193.pdf >. Acesso em: 5 dez. 2015.

Gil, A. C. (2005). Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas.

Goes Filho H. de. A (2008). Notas de aula da disciplina Planejamento portuário. Curso de pós-graduação.

Gomes, L. F. A. M., Araya, M. C. G. e Carignano, C. (2004). Tomada de decisões em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão – São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Gramigna, M.R. (2007). Jogos de empresa. 2a ed. Pearason Prentice Hall, São Paulo.

Gullo, L. M. G. (2007). O sistema de conteinerização. Inovação Uniemp, v. 3, n. 4, ago. 2007, Campinas. Disponível em: < http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942007000400012&lng=pt&nrm=iso >. acesso em: 26 nov. 2015.

ILOS - Instituto de Logística e Supply Chain (2014). Portos brasileiros: avaliação dos usuários e análise de desempenho: 2013. Disponível em: < http://www.ilos.com.br/ilos_2014/wp-content/uploads/PANORAMAS/PANORAMA_brochura_portos.pdf >. Acesso em: 22 maio 2014.

Keys, J. B.; Biggs, W. D. (1990). A review of business games. In: Gentry, J. W. Guide to business gaming and experimental learning. London: Nichols G P Publishing, 1990. p. 48–73.

Lacruz, A. J. (2004). Jogos de empresa: considerações teóricas. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.11, n. 4, p. 93–109, out./dez.

Leal Jr. I, C.; Lopes, J. M.; Guimarães, V. A; Teodoro, P. (2015). Technical and financial efficiency: analyzing brazilian container terminals. In: European Transporte Conference. Frankfurt, Germany. Sept. 2015.

Disponível em: < http://trid.trb.org/view.aspx?id=1372698 >. Acesso em: 12 dez. 2015.

Luperini, R (2008). Dinâmicas e jogos na empresa: Método, instrumento e práticas de treinamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes.

Motta G. S.; Mello, D. R. A.; Paixão, R. B. (2012). O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. RAC. Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 342–359, maio/jun.. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n3/v16n3a02 >. Acesso em: 22 maio 2014.

Oliveira, M. A., Sauaia, A. C. A. (2011). Impressão docente para aprendizagem vivencial: um estudo dos benefícios dos jogos de empresas. RAEP Administração: Ensino & Pesquisa. Rio de Janeiro, v. 12 n. 3, p. 355–391, jul./set. 2011. Disponível em: < http://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/159 >. Acesso em: 11 dez. 2015.

Peixoto G. S. de. S e R. C, Botter (2005). Modelo para seleção de equipamentos de retaguarda e estratégias de formação de pilhas na armazenagem em terminais de contêineres. XIX Congresso Panamericano de Ingeniería Naval Transporte Marítimo e Ingeniería Portuária. Equador.

Sauaia, A. C. A. (1995). Jogos de Empresas: Aprendizagem com Satisfação. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 13–27, jul/set 1995, São Paulo.

Silva, E. L. da; Menezes, E. M. (2001) Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. UFSC/PPGEP/LED, Florianópolis, 2001.

Silva, S. D (2010) A utilização de jogos de empresa como ferramenta de ensino para formação profissional em terminais de contêineres. Dissertação de mestrado. Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Silva, S. D (2010a). O Jogo do TECON – Uma Ferramenta de Apoio Educacional para Cursos Técnicos em Portos e Cursos Tecnológicos em Gestão Portuária. Anais do XXIV Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes – ANPET. Salvador – BA, Brasil.

Silva, S. D.; Souza, C. D. R.; D’Agosto, M. A. (2013). A utilização de metodologias participativas para aprimorar a formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do TECON. Transportes. São Carlos, v. 21, n. 1. DOI: 10.4237/transportes.v21i1.578.

Tanabe, M. (1977). Jogos de empresas. Dissertação de mestrado. São Paulo: FEA/USP, 1977. 117 p.

Teodoro, P. (2015). Jogo de empresas: técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: o caso do SOLOG (Simulador de Operações Logísticas). Tese (Doutorado) - Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Teodoro, P.; D’Agosto, M. A.; Silva, Y. V. (2014). Jogo de empresas: simulador de operações logísticas – SOLOG: reação ao seu uso e percepção acerca de sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de adultos na área de logística. Transportes. São Carlos, v. 22, n. 3. DOI: 10.14295/transportes.v22i3.803.

Valois, N. A. L. (2009). Proposição do uso de indicadores ambientais na avaliação de desempenho dos portos brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Programa de pós-graduação em engenharia mecânica.

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso - Planejamento e Métodos - 2ª ed. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

21-04-2016

Como Citar

Silva, S. D., Teodoro, P., Franca, L. S., & D’Agosto, M. de A. (2016). Elaboração de jogos de empresa para auxiliar na gestão operacional e ambiental de terminais de contêineres: O caso do jogo Tecon-Ambiental. TRANSPORTES, 24(1), 31–41. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.755

Edição

Seção

Artigos