Desenvolvimento de um índice de condição de pavimento flexível para rede de via urbana

Autores

  • Tairone Paz e Albuquerque Universidade Federal da Paraíba, Paraíba – Brasil
  • Ricardo Almeida de Melo Universidade Federal da Paraíba, Paraíba – Brasil https://orcid.org/0000-0001-8993-5264
  • Lucas Matheus Bezerra de Morais Universidade Federal da Paraíba, Paraíba – Brasil
  • Lucas Quintino Lira Oliveira Universidade Federal da Paraíba, Paraíba – Brasil
  • Azamor Cirne de Azevedo Filho Universidade Federal da Paraíba, Paraíba – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2553

Palavras-chave:

Índice de condição de pavimentos urbanos, Defeitos, Serventia

Resumo

Na gerência de pavimentos urbanos é primordial desenvolver índices de condição de pavimentos para dar suporte à Secretaria Municipal de Infraestrutura durante às tomadas de decisão sobre manutenção e reabilitação (M&R). O objetivo foi desenvolver um índice de condição de pavimentos urbanos (ICPU) para pavimentos flexíveis e realizar uma análise comparativa com vários índices de condição de pavimentos (ICP). O método de trabalho consistiu em: definição do tamanho da amostra; criação de um grupo para avaliação e treinamento; coleta dados sobre o Valor de Serventia Atual (VSA) e defeitos dos pavimentos flexíveis; desenvolvimento de um ICPU; e, análise comparativa com vários ICP. O ICPU foi obtido por regressão linear múltipla com os defeitos e o VSA, em conformidade com várias análises estatísticas (testes de homoscedasticdade, correlação serial, multicolinearidade e normalidade). Os ICPs escolhidos resultaram em variabialidade entre eles e o VSA, que foi estatisticamente analisada por testes de erros e de correlação. Por fim, o ICPU proposto pode permitir melhor planejamento de M&R, distribuição de recursos e pavimentos bem mantidos, com conforto, redução do tempo de viagem e segurança.

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Biografia do Autor

Tairone Paz e Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba – Brasil

Engenheiro Civil, Graduado pela Universidade Federal da Campina Grande e Universidade de Coimbra. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na área de engenharia urbana, com ênfase manifestação patológica em revestimento asfáltico e Sistemas de Gerência de Pavimentos. Mba Gerenciamento de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícia em Engenharia. Atualmente leciona no curso de graduação de engenharia civil do Centro Universitário Unifacisa, nas disciplinas de Materiais de Construção II e Patologia das Construção e exerce o cargo de diretor na Albuquerque Solar Energia Renováveis e Albuquerque Engenharia atuando na área de gerenciamento de obras verticais, sistemas construtivos (paredes de concreto moldado in loco e alvenaria estrutural) e técnicas construtivas, bem como na área de consultoria em perícia em edificações.

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Publicado

19-07-2022

Como Citar

Paz e Albuquerque, T. ., Almeida de Melo, R. ., Bezerra de Morais, L. M. ., Quintino Lira Oliveira, L. ., & Cirne de Azevedo Filho, A. . (2022). Desenvolvimento de um índice de condição de pavimento flexível para rede de via urbana. TRANSPORTES, 30(2), 2553. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2553

Edição

Seção

Artigos