Circularidade e pegada de carbono: desempenho ambiental de solução para recuperação de rodovias com materiais reciclados
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3104Palavras-chave:
Avaliação do ciclo de vida. Mistura asfáltica reciclada a frio. Reabilitação de pavimentos. Sustentabilidade.Resumo
A aplicação de material asfáltico fresado (RAP) para obras rodoviárias e intervenções restaurativas tem sido crescente diante da necessidade de reduzir a geração de resíduos, por meio da reutilização, e aumentar a circularidade na construção civil. O objetivo deste estudo é avaliar o potencial benefício ambiental da restauração de pavimentos com camada de mistura asfáltica reciclada a frio (MARF) com emulsão asfáltica, em comparação à restauração apenas com materiais virgens. Foram analisados os indicadores de consumo de material e de água, geração de resíduos sólidos e pegada de carbono. Os resultados apontam que a estrutura com material reciclado a frio tem melhores indicadores de circularidade em relação ao consumo de material e geração de resíduo, porém ela pode ter maior pegada de carbono que a estrutura flexível convencional. No entanto, as respostas de pavimento se diferenciam significativamente com potencial diferença de durabilidade entre as estruturas, atribuindo benefício ambiental à estrutura de pavimento reciclado (RECRap).
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