Modelos de geração e variabilidade no volume diário de veículos em shopping centers
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.388Resumo
Resumo: Os modelos de geração de viagens, utilizados nos Estudos de Impacto de Tráfego (EIT) de shopping centers, geralmente estimam volumes diários médios anuais de veículos atraídos. Neste artigo são confrontados os volumes estimados por modelos referenciados na literatura com volumes veiculares observados em seis empreendimentos localizados na região metropolitana de Porto Alegre. Quando comparadas com as distribuições de volumes diários de cada shopping center, as estimativas revelam erros expressivos. Modelos baseados apenas na Área Bruta Locável (ABL) mostram-se incapazes de representar as diferenças entre os empreendimentos, indicando a necessidade da incorporação de novas variáveis explicativas. Entende-se que as diferenças entre estimativas e valores observados estejam fortemente associadas ao poder aquisitivo dos clientes. O artigo propõe modelos não-convencionais de geração de viagens construídos com os dados dos shopping centers estudados. Entre os modelos estimados, o que incorpora a variável "valor do aluguel" das lojas dos empreendimentos resultou nos menores erros de estimativa.
Abstract: Trip generation models, applied in Traffic Impact Studies of shopping centers, usually estimate annual average daily volumes of attracted private vehicles. In this paper we confront volumes estimated by models referred in the literature with observed vehicular volumes of six shopping centers located within the Metropolitan Area of Porto Alegre, Brazil. When compared to the distributions of daily volumes of each shopping center, estimates reveal expressive errors. Models based only on gross leasing areas are unable to represent the differences between the shopping centers, suggesting the need to incorporate new explanatory variables. We understand that the differences between estimated and observed values are strongly associated to the income of the clients. The paper presents non-conventional trip generation models estimated with data from the shopping centers analyzed. Amongst the estimated models, the one that incorporates the variable "rental prices" of the shops resulted in the smaller estimation errors.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser publicado pela Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0. Esta licença permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.