Efeito da adição de areia de fundição residual e cal a solos argilosos no módulo de resiliência

Autores

  • Luis Miguel Gutierrez Klinsky Universidade de São Paulo
  • Vivian Silveira dos Santos Bardini Universidade de São Paulo
  • Glauco Tulio Pessa Fabbri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.679

Palavras-chave:

Areia de fundição residual. Solos lateríticos. Módulo de resiliência.

Resumo

Neste estudo são avaliados os efeitos da adição de diferentes teores de areia de fundição residual (AFR) e de 3% de cal hidratada a dois solos argilosos, um de comportamento laterítico (LG’) e um não-laterítico (NG’), à luz dos valores do módulo de resiliência (MR), obtido de ensaios triaxiais cíclicos para diversos tempos de cura (0, 7, 28 e 84 dias). Cinco modelos foram avaliados segundo seu desempenho para representar o MR. Também foram realizados ensaios ambientais em misturas dos solos com AFR e com cal hidratada. Concluiu-se que a adição da AFR reduziu os valores dos módulos das misturas com LG’, mas teores de 20 e 40% incrementaram o MR do solo NG’+Cal. Já a adição da cal aumentou os valores de MR das misturas e foi verificado que o tempo de cura é determinante para ganhos significativos. Os ensaios ambientais não indicaram maiores riscos com relação ao reaproveitamento do resíduo.

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Biografia do Autor

Luis Miguel Gutierrez Klinsky, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil - Universidad Privada de Santa Cruz de la Sierra (2005). Mestrado em Engenharia Transportes, com Ênfase em Infra-Estrutura de Pavimentos, pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2008). Doutorado em Engenharia Transportes, com Ênfase em Infra-Estrutura de Pavimentos, pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2013). Realizou estagio durante o Doutorado (Agosto 2011 - Fevereiro 2012) na Universtiy of Florida. Atualmente se desenvolve como Pesquisador no Centro de Pesquisas Rodoviárias, da Concessionária NovaDutra, do Grupo CCR.

Vivian Silveira dos Santos Bardini, Universidade de São Paulo

Possui doutorado e mestrado no Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP) em 2013 e 2008, respectivamente, e graduação em engenharia civil na Escola de Engenharia de São Carlos USP em 2005. Realizou estágio de doutorado no Laboratório de Ligantes Asfálticos da University of Florida, College of Engineering, Engineering School of Sustainable Infrastructure & Environment, nos Estados Unidos em 2011-2012. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infra-Estrutura de Transportes.

Glauco Tulio Pessa Fabbri, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, editor da revista Transportes, diretor vogal da Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial - FIPAI e diretor executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte - ANPET. Orientou 20 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado na área de Engenharia Civil - Infraestrutura de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias; Projeto e Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: asfaltos, asfaltos modificados, misturas asfálticas densas, agregados, solos tropicais, classificação de solos tropicais, adsorção de azul de metileno, reaproveitamento de resíduos e redes neurais artificiais.

 

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Publicado

24-05-2014

Como Citar

Klinsky, L. M. G., Bardini, V. S. dos S., & Fabbri, G. T. P. (2014). Efeito da adição de areia de fundição residual e cal a solos argilosos no módulo de resiliência. TRANSPORTES, 22(2), 1–10. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.679

Edição

Seção

Artigos