Medidas de Mobilidade Urbana Sustentável (MMUS): propostas para o licenciamento de Polos Geradores de Viagens

Autores

  • Denise Vaz de Carvalho Santos Universidade Federal da Bahia
  • Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.689

Palavras-chave:

Sustainable Urban Mobility. Development Permit. Trip Generators.

Resumo

Polos Geradores de Viagens (PGV) são conhecidos por produzir muitas viagens por automóvel e por contribuí-rem para a mobilidade insustentável nas cidades. Os processos atuais para o licenciamento de PGVs, inclusive, reforçam os impactos negativos provocados por estes empreendimentos ao fazerem diversas exigências de suporte às viagens por automóveis enquanto tratam sumariamente as viagens por modos públicos e não motorizados, que deveriam ser prioritá-rias. Neste artigo apresenta-se um conjunto de 37 Medidas de Mobilidade Urbana Sustentável (MMUS), passíveis de aplicação em processos de licenciamento de grandes empreendimentos, e sua validação por especialistas. O método de validação das MMUS se deu através de pesquisa de opinião com profissionais e acadêmicos, por questionário online. Os resultados demonstram ampla aceitação das medidas propostas e revelam uma grande importância atribuída ao tema.

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Biografia do Autor

Denise Vaz de Carvalho Santos, Universidade Federal da Bahia

Arquiteta Urbanista, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana com pesquisa em polos geradores de viagens e mobilidade urbana sustentável. Foi professora substituta de Conforto Ambiental na Faculdade de Arquitetura da UFBA e professora de Bioclimatologia e Sustentabilidade, Intervenção Urbana Local e Sistemas de Análise Urbana na Faculdade Ruy Barbosa. Arquiteta da setor de Planejamento, Projetos e Obras da Universidade Federal da Bahia. Nas horas vagas é designer da RoDen Apps (aplicativos para iPhone e iPad).

Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1983), Especialização em Gerenciamento dos Transportes pela Universidade Federal da Bahia (1986), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes e Trânsito, com ênfase em Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e operação de transporte e trânsito, transporte e uso do solo, mobilidade sustentável, gerenciamento da mobilidade, controle de tráfego, estudos sobre polos geradores de viagens, avaliação dos impactos dos transporte, estudos de impactos de vizinhança, participação da sociedade e inclusão social.

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Publicado

24-05-2014

Como Citar

Santos, D. V. de C., & de Freitas, I. M. D. P. (2014). Medidas de Mobilidade Urbana Sustentável (MMUS): propostas para o licenciamento de Polos Geradores de Viagens. TRANSPORTES, 22(2), 11–22. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.689

Edição

Seção

Artigos