Modelo de apoio à decisão para um problema de posicionamento de bases, alocação e realocação de ambulâncias em centros urbanos: estudo de caso no município de São Paulo

Autores

  • Luiz Augusto Andrade Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Cláudio Barbieri Cunha Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.730

Palavras-chave:

Serviço de ambulâncias. Problema de localização. Modelo de otimização.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de modelo matemático para o problema de localização de bases de atendi-mento emergencial, alocação de ambulâncias a essas bases em múltiplos períodos de tempo num horizonte de planejamento definido e realocação das viaturas entre períodos subsequentes. Esse problema é relevante para planejamento de sistemas de atendimento emergencial em grandes centros urbanos, nos quais existem variações das condições de tráfego e da con-centração de pessoas em diferentes zonas ao longo do dia, fazendo com que os sistemas emergenciais nesses centros precisem ser dinâmicos o suficiente para acompanhar essas variações. Adicionalmente, em grandes metrópoles o número de ambulâncias é elevado (superior a uma centena), assim como o número de distritos em que a cidade é dividida. Como objetivo do planejamento tem-se a maximização de probabilidade de atendimento de um determinado chamado dentro de um tempo máximo de cobertura pré-definido. Neste artigo também é apresentada uma aplicação prática do modelo no sis-tema de ambulâncias do município de São Paulo.

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Publicado

08-09-2014

Como Citar

Andrade, L. A., & Cunha, C. B. (2014). Modelo de apoio à decisão para um problema de posicionamento de bases, alocação e realocação de ambulâncias em centros urbanos: estudo de caso no município de São Paulo. TRANSPORTES, 22(2), 34–50. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.730

Edição

Seção

Artigos