Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do Módulo de Resiliência de misturas asfálticas

Autores

  • Raul Serafim Ponte Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Laboratório de Mecânica dos Pavimentos
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Laboratório de Mecânica dos Pavimentos
  • Áurea Silva de Holanda Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Laboratório de Mecânica dos Pavimentos
  • Jorge Barbosa Soares Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Laboratório de Mecânica dos Pavimentos

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.792

Palavras-chave:

Misturas Asfálticas. Módulo de Resiliência. Metodologia.

Resumo

O Módulo de Resiliência (MR) é um dos principais parâmetros utilizados para o dimensionamento empírico-meca-nístico de pavimentos asfálticos no Brasil. Foi publicada recentemente no Brasil uma nova norma para a obtenção desse parâmetro, a NBR 16018 (2011) da ABNT, baseada nas principais normativas internacionais para o ensaio. Devido à exis-tência de divergências nas metodologias de ensaio entre as normativas brasileiras atuais, foram realizados ensaios para obtenção do MR em laboratório utilizando diferentes metodologias. Foram avaliadas três misturas distintas do tipo Concreto Asfáltico (CA). Observou-se pouca variação na média dos resultados de MR obtidos em laboratório. O impacto da diferença obtida nos resultados dos ensaios realizados foi avaliado por meio da análise de tensões e de deformações de uma estrutura de pavimento asfáltico com o auxílio do software CAP3D. A partir desta análise, pode-se observar que, para a estrutura avaliada, também houve pouca influência da metodologia utilizada para a obtenção do MR nos resultados obtidos.

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Publicado

15-07-2014

Como Citar

Ponte, R. S., Castelo Branco, V. T. F., de Holanda, Áurea S., & Soares, J. B. (2014). Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do Módulo de Resiliência de misturas asfálticas. TRANSPORTES, 22(2), 85–94. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.792

Edição

Seção

Artigos