Orientações para a preparação dos manuscritos
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação às orientações listadas a seguir. As submissões em desacordo serão devolvidas aos autores pela assistência editorial.
Concordância com as políticas editoriais
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram ter conhecimento completo e concordar totalmente com as políticas editoriais da Transportes, particularmente no que tange à autoria e papéis dos autores, publicação prévia, e padrões de ética e boas práticas para publicação.
Submissões inéditas
Transportes publica apenas artigos originais e inéditos. Ao enviar uma submissão, os autores devem deixar claro se o manuscrito é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outro periódico ou veículo qualquer. Se o manuscrito ou parte significativa dele já tiver sido publicado anteriormente (mesmo como resumo ou resumo estendido) num congresso ou em outro veículo qualquer, os autores devem fornecer as informações pertinentes em “Comentários ao Editor” e avisar o editor no e-mail gerado pelo sistema.
Formato livre para a submissão inicial
Para a submissão inicial, os autores podem escolher o formato e o layout do manuscrito, desde que o texto contenha os elementos comumente encontrados em um artigo científico.
Todas as partes do manuscrito (texto, figuras, tabelas e referências) devem estar contidas num único arquivo, com até 12 MB, sem identificação dos seus autores. O arquivo pode ser enviado em formato docx ou rtf.
Extensão do manuscrito
O manuscrito não deve exceder 8000 palavras, incluindo título, resumo, abstract, texto e referências. Cada tabela ou figura equivale a 200 palavras.
Referências bibliográficas
Para a submissão inicial, os autores podem escolher qualquer estilo para as referências bibliográficas, desde que seja usado de forma consistente ao longo do texto.
Declarações dos autores
Na submissão inicial, os autores deverão apresentar as seguintes declarações, em um documento separado (clique para baixar a Title Page):
- Declaração de contribuição de autoria CRediT, que descreve a contribuição individual de cada autor de acordo com os papéis previstos na taxonomia CRediT. Esta seção também deve afirmar que todos os autores concordam com as descrições fornecidas para suas próprias contribuições, bem como com as contribuições de cada coautor.
- Declaração do uso de tecnologia assistida por inteligência artificial, que explica como e em que partes do texto os autores usaram tecnologias assistidas por IA na submissão, e que os autores assumem responsabilidade por todo conteúdo gerado com o auxílio dessas tecnologias, ou alternativamente, que não houve uso de tecnologia assistida por IA na pesquisa e na preparação do texto.
- Declaração de conflitos de interesse, em que os autores revelam todo e qualquer conflito de interesse ligado à pesquisa ou, se for o caso, a inexistência de conflitos de interesse.
Na versão final, essas declarações devem aparecer entre o final do texto e os agradecimentos.
Formato da versão revisada
Caso o manuscrito seja aceito na primeira rodada de avaliação ou deva ser submetido a uma outra rodada, os autores deverão preparar a versão revisada do manuscrito formatada de acordo com um conjunto de instruções que será enviada ao final da primeira rodada.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
Taxa de processamento de artigos
Transportes, em consonância com seu apoio à ciência aberta, disponibiliza todos os artigos gratuitamente e de forma universal. Para tanto, cobra uma taxa de processamento de artigos (TPA).
A taxa é cobrada somente após a aceitação do artigo para publicação, ao final do processo de avaliação. Não há custos associados à submissão ou avaliação dos manuscritos, pois essa taxa cobre apenas uma parte dos custos de produção final dos artigos.
O valor da TPA é revisado de tempos em tempos. Para artigos aceitos para publicação a partir de outubro de 2022, a TPA é:
- R$ 850,00 para artigos publicados em português; e
- R$ 650,00 para artigos publicados em inglês.
Artigos cujos autores, com exceção de um, sejam associados da ANPET e estejam em dia com suas anuidades têm direito a um desconto de 50% na TPA.
A ANPET fornecerá aos autores a documentação necessária para comprovação do pagamento da taxa de processamento junto a programas de pós-graduação, órgãos de fomento à pesquisa e outras instituições.
Após a aprovação do artigo, a secretaria da ANPET enviará para o autor correspondente uma fatura proforma com as instruções de pagamento. A composição da versão final do artigo terá início após o pagamento da TPA.