Efeitos socioespaciais e temporais na elasticidade da demanda por ônibus em Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3033Palavras-chave:
Demanda por transporte público. Elasticidade-tarifa da demanda. Elasticidade renda de passageiros. Redução da demanda por ônibus.Resumo
O transporte por ônibus no Brasil vem passando por uma crise, possivelmente oriunda do ciclo vicioso da queda da demanda. Em busca de compreender este fenômeno, a comunidade científica sugere analisar a associação entre tarifa e demanda por ônibus. No entanto, poucos estudos analisam como características espaciais, temporais e socioeconômicas podem influenciar essa relação causal e, de modo geral, não partem de um modelo a priori que fundamenta teoricamente as hipóteses de causalidade, o que pode levar a vieses na análise. Assim, este estudo busca analisar a relação entre tarifa e demanda a partir de uma representação conceitual dos determinantes que podem influenciá-la, fundamentada em uma revisão da literatura. Em razão disso, propõe-se um mapa mental para representar as hipóteses de causalidade de efeitos imediatos e de médio e longo prazo das mudanças tarifárias. A partir dos dados disponíveis, um diagrama causal é elaborado para avaliar os efeitos diretos e indiretos dessas variações ao longo do tempo, estimados por regressões com dados em painel, controlando fatores espaciais, temporais e socioeconômicos, por meio de efeitos fixos.
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