Efeitos socioespaciais e temporais na elasticidade da demanda por ônibus em Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3033

Palavras-chave:

Demanda por transporte público. Elasticidade-tarifa da demanda. Elasticidade renda de passageiros. Redução da demanda por ônibus.

Resumo

O transporte por ônibus no Brasil vem passando por uma crise, possivelmente oriunda do ciclo vicioso da queda da demanda. Em busca de compreender este fenômeno, a comunidade científica sugere analisar a associação entre tarifa e demanda por ônibus. No entanto, poucos estudos analisam como características espaciais, temporais e socioeconômicas podem influenciar essa relação causal e, de modo geral, não partem de um modelo a priori que fundamenta teoricamente as hipóteses de causalidade, o que pode levar a vieses na análise. Assim, este estudo busca analisar a relação entre tarifa e demanda a partir de uma representação conceitual dos determinantes que podem influenciá-la, fundamentada em uma revisão da literatura. Em razão disso, propõe-se um mapa mental para representar as hipóteses de causalidade de efeitos imediatos e de médio e longo prazo das mudanças tarifárias. A partir dos dados disponíveis, um diagrama causal é elaborado para avaliar os efeitos diretos e indiretos dessas variações ao longo do tempo, estimados por regressões com dados em painel, controlando fatores espaciais, temporais e socioeconômicos, por meio de efeitos fixos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, C.H.R. e R.H.M. Pereira (2012) Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil. Transportes, v. 20, n. 1, p. 31-40. DOI: 10.4237/transportes.v20i1.464. DOI: https://doi.org/10.4237/transportes.v20i1.464

Carvalho, C.H.R. (2016) Aspectos Regulatórios e Conceituais das Políticas Tarifárias dos Sistemas de Transporte Público Urbano no Brasil. Brasília: Ipea. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6635 > (acesso em 30/06/2025).

Carvalho, C.H.R. (2021) Alteração da Base de Precificação e Custeio dos Sistemas de Transporte Público Urbano no Brasil. Tese (doutorado). Economia, Universidade de Brasília. Brasília, DF. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872626> (acesso em 30/06/2025).

Cascetta, E. (2009) Transportation Systems Analysis, Models and Applications (Vol. 29, 2a ed.). Berlin: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-75857-2_2

Castro, I.R. (2019) Compreensão das Mudanças no Uso do Solo e na Acessibilidade ao Trabalho da População de Baixa Renda em Fortaleza. Dissertação (mestrado). Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50146> (acesso em 30/06/2025).

Ferronatto, L.G. (2002) Potencial de Medidas de Gerenciamento da Demanda no Transporte Público Urbano por Ônibus. Dissertação (mestrado). Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/1964> (acesso em 30/06/2025).

Garcia, C.S.H.F.; R. Macário; E.D.A.G. Menezes et al. (2018) Strategic assessment of Lisbon’s accessibility and mobility problems from an equity perspective. Networks and Spatial Economics, v. 18, n. 2, p. 415-39. DOI: 10.1007/s11067-018-9391-4. DOI: https://doi.org/10.1007/s11067-018-9391-4

Geurs, K.T. e B. Van Wee (2004) Accessibility evaluation of land-use and transport strategies: Review and research directions. Journal of Transport Geography, v. 12, n. 2, p. 127-40. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005

Gomide, A.D.A. (2006) Mobilidade urbana, iniqüidade e políticas sociais. Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise, v. 12, n. 1, p. 242-250.

Guzman, L.A.; J. Arellana; V. Cantillo-García et al. (2021) Revisiting the benefits of combining data of a different nature: Strategic forecasting of new mode alternatives. Journal of Advanced Transportation, v. 2021, p. 1-15. DOI: 10.1155/2021/6672961. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/6672961

Huntington-Klein, N. (2021) The Effect: An Introduction to Research Design and Causality. Boca Raton: CRC Press. DOI: 10.1201/9781003226055. DOI: https://doi.org/10.1201/9781003226055

IBGE (2011) Censo Demográfico 2010: Características da População e dos Domicílios: Resultados do Universo. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=10503&t=resultados> (acesso em 30/06/2025).

IBGE (2024) Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários: Resultados do Universo. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html?edicao=41852&t=resultados> (acesso em 30/06/2025).

Lima, L.S. (2017) Espraiamento Urbano por Autossegregação e seus Impactos na Acessibilidade Urbana de Fortaleza. Dissertação (mestrado). Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30015> (acesso em 30/06/2025).

Litman, T.A. (2004) Transit price elasticities and cross-elasticities. Journal of Public Transportation, v. 7, n. 2, p. 37-58. DOI: 10.5038/2375-0901.7.2.3. DOI: https://doi.org/10.5038/2375-0901.7.2.3

Lopes, A.S. (2015) Transportes, Uso do Solo e Atividades: Modelagem Conceitual para o Planejamento da Acessibilidade Urbana. Tese (doutorado). Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14598> (acesso em 30/06/2025).

Lopes, A.S.; C.F.G. Loureiro e B. Van Wee (2019) LUTI operational models review based on the proposition of an a priori ALUTI conceptual model. Transport Reviews, v. 39, n. 2, p. 204-25. DOI: 10.1080/01441647.2018.1442890. DOI: https://doi.org/10.1080/01441647.2018.1442890

Lucas, K. (2019) A new evolution for transport-related social exclusion research. Journal of Transport Geography, v. 81, p. 102529. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2019.102529. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2019.102529

Mankiw, N.G. (2013) Introdução à Economia (6a ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Mokhtarian, P.L. e X. Cao (2008) Examining the impacts of residential self-selection on travel behavior: a focus on methodologies. Transportation Research Part B: Methodological, v. 42, n. 3, p. 204-28. DOI: 10.1016/j.trb.2007.07.006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trb.2007.07.006

NTU (2018) Anuário 2017-2018. Brasília: NTU. Disponível em: <https://www.ntu.org.br/novo/upload/Publicacao/Pub636687203994198126.pdf> (acesso em 30/06/2025).

NTU (2021) Anuário 2020-2021: A Reestruturação do Transporte Público Urbano. Brasília: NTU. Disponível em: <https://www.ntu.org.br/novo/upload/Publicacao/Pub637677328510412847.pdf> (acesso em 30/06/2025).

NTU (2022) Anuário 2021-2022. Brasília: NTU. Disponível em: <https://www.ntu.org.br/novo/upload/Publicacao/Pub637956588268708311.pdf> (acesso em 30/06/2025).

Ortúzar, J.D. e L.G. Willumsen (2011) Modelling Transport (4th ed.). Hoboken: John Wiley and Sons, Ltd. DOI: 10.1002/9781119993308. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119993308

Fortaleza (2019) PASFOR: Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza. Disponível em: <https://www.pasfor.com.br/> (acesso em 30/06/2025).

Paulley, N.; R. Balcombe; R. Mackett et al. (2006) The demand for public transport: The effects of fares, quality of service, income and car ownership. Transport Policy, v. 13, n. 4, p. 295-306. DOI: 10.1016/j.tranpol.2005.12.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2005.12.004

Pearl, J. (2001) Causality: Models, Reasoning, and Inference. Cambridge: Cambridge University Press.

Pinto, D.G.L. (2021) Compreensão das Desigualdades Socioespaciais na Acessibilidade ao Trabalho Formal e Informal em Fortaleza. Dissertação (mestrado). Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53751> (acesso em 30/06/2025). DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v29i3.2656

Shrier, I. e R.W. Platt (2008) Reducing bias through directed acyclic graphs. BMC Medical Research Methodology, v. 8, n. 1, p. 70. DOI: 10.1186/1471-2288-8-70. PMid:18973665. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2288-8-70

Siqueira, M.F. (2020) Metodologia de Análise dos Determinantes da Demanda por Transportes no Paradigm da Inferência Causal. Dissertação (mestrado). Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71005> (acesso em 30/06/2025).

Sousa, F.F.L.M. (2019) Diagnóstico Estratégico das Desigualdades Socioespaciais na Acessibilidade ao Trabalho em Fortaleza. Tese (doutorado). Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51535> (acesso em 30/06/2025).

Textor, J.; B. Van der Zander; M.S. Gilthorpe et al. (2017) Robust causal inference using directed acyclic graphs: the R package ‘dagitty’. International Journal of Epidemiology, v. 45, n. 6, p. 1887-94. DOI: 10.1093/ije/dyw341. PMid:28089956. DOI: https://doi.org/10.1093/ije/dyw341

Van Acker, V.; B. Van Wee e F. Witlox (2010) When transport geography meets social psychology: toward a conceptual model of travel behaviour. Transport Reviews, v. 30, n. 2, p. 219-40. DOI: 10.1080/01441640902943453. DOI: https://doi.org/10.1080/01441640902943453

Van Wee, B. (2002) Land use and transport: research and policy challenges. Journal of Transport Geography, v. 10, n. 4, p. 259-71. DOI: 10.1016/S0966-6923(02)00041-8. DOI: https://doi.org/10.1016/S0966-6923(02)00041-8

Vuchic, V.R. (2005) Urban Transit: Operations, Planning and Economics (1a ed.). Hoboken: John Wiley & Sons, Inc.

Wegener, M. (2004) Overview of land use transport models. In David, A.H.; K.J. Button; K.E. Haynes et al. (eds.) Handbook of Transport Geography and Spatial Systems. Leeds: Emerald Publishing, p. 127-146. DOI: 10.1108/9781615832538-009. DOI: https://doi.org/10.1108/9781615832538-009

Downloads

Publicado

03-10-2025

Como Citar

Leitão de Vasconcelos, A. B., & Moraes de Oliveira Neto, F. (2025). Efeitos socioespaciais e temporais na elasticidade da demanda por ônibus em Fortaleza. Transportes, 33, e3033. https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3033

Edição

Seção

Artigos