Uso do HDM-4 nos estudos de viabilidade de concessões rodoviárias: influência do tráfego nos ciclos de manutenções
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3100Palavras-chave:
HDM-4, tráfego, concessões rodoviáriasResumo
As variáveis de tráfego e a capacidade de suporte do subleito são fatores centrais no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos flexíveis. No entanto, a falta de dados precisos torna desafiadora a estimativa das cargas de tráfego. Este estudo analisa a influência do tráfego nas manutenções e na vida útil de pavimentos rodoviários, utilizando modelos do HDM-4 em concessões brasileiras. Também são avaliados os impactos da Lei da Balança de 2021 sobre o desempenho e os ciclos de intervenção do pavimento. Foram analisadas nove estruturas com diferentes cenários de tráfego e subleito, observando-se a evolução da irregularidade e do trincamento em 30 anos de concessão. Um cenário com sobrecargas permitidas pela Lei nº 14.229/2021 foi incluído para comparação. Com base nisso, realizou-se uma análise econômica preliminar, estimando os custos acumulados de manutenção por tipo de intervenção. Os resultados indicam que maiores volumes de tráfego aceleram a deterioração do pavimento e que a alteração legal mais recente pode elevar os custos de manutenção em até 25%, comprometendo a qualidade estrutural. Assim, o estudo reforça a importância do planejamento adequado e de intervenções bem dimensionadas diante do crescimento do tráfego e das mudanças regulatórias para garantir o desempenho e a segurança dos pavimentos concessionados.
Downloads
Referências
AASHO (1972) AASHO Interim Guides for Design of Pavement Structures. Washington: American Association of State Highway and Transportation Officials.
AASHTO (1993) Guide for Design of Pavement Structures. v. 1. Washington: American Association of State Highway and Transportation Officials.
Aggarwal, S.; S.S. Jain and M. Parida (2003) Calibration of HDM-4 Bituminous Road Deterioration Models for Indian Conditions. Roorkee, Uttaranchal, Índia: Indian Institute of Technology. Highway Development and Management Series. Available at: <https://railknowledgebank.com/Presto/content/GetDoc.axd?ctID=MjE1ZTI4YzctZjc1YS00MzQ4LTkyY2UtMDJmNTgxYjg2ZDA5&rID=MzUzNg==&pID=MTQ3Ng==&attchmnt=True&uSesDM=False&rIdx=MTM4MzM=&rCFU=> (accessed 05/01/2025).
Brasil (2021) Altera a Lei nº 7.408, de 25 de novembro de 1985, e a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para dispor sobre a fiscalização do excesso de peso dos veículos; altera a Lei nº 10.209, de 23 de março de 2001, para dispor sobre a prescrição da cobrança de multa ou indenização nos termos que especifica; e dá outras providências. Lei no 14.229, de 21 de outubro de 2021. Available at: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14229.htm> (accessed 01/03/2025).
Brasil, Ministério da Infraestrutura (2022) Manual dos Indicadores do Programa de Concessões de Rodovias Federais – PROCROFE (2a ed.). Brasília: Ministério da Infraestrutura. Available at: <https://www.ppi.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/manual-procrofe-v2-final.pdf> (accessed 04/25/2025).
Brasil, Ministério dos Transportes (2023) Boletim Anual dos Indicadores do PROCROFE. Brasília: Ministério dos Transportes.
CNT (2023) Pesquisa CNT de Rodovias 2023: relatório gerencial. Brasília: CNT, SEST SENAT, ITL. Available at: <https://static.poder360.com.br/2023/11/pesquisa-cnt-rodovia-2023.pdf> (accessed 04/22/2025).
DER (2024) IP-DE-P00/001: Projeto de Pavimentação. São Paulo: DER. Available at: <https://www.der.sp.gov.br/WebSite/Arquivos/normas/IP-DE-P00-001_B.pdf> (accessed 04/25/2025).
DER (2025) Tabela de Preços Unitários - TPU. São Paulo: DER. Available at: <http://200.144.30.103/tpu-internet/> (accessed 06/02/2025).
DNER (1979) DNER-PRO 011/79 – Avaliação Estrutural dos Pavimentos Flexíveis - Procedimento “B”. Rio de Janeiro: DNER.
DNIT (2010) Manual de Implantação Básica de Rodovia. (3a ed.). Rio de Janeiro: DNIT, 617 p. (IPR. Publ. 742).
DNIT (2018) Calibração e Aferição do Modelo Hdm-4 para as Condições da Rede de Rodovias do Brasil. Rio de Janeiro: DNIT, 122 p.
Dormon, G.M. and C.T. Metcalf (1965) Design of Asphalt Pavements for Highways and Streets. Houston, Texas: Shell Oil Company.
FHWA (1976) Traffic Assignment Manual. Washington, D.C.: U.S. Department of Transportation.
Fonseca, L.F.S. and L.M.G. Motta (2013) Uma análise das soluções de pavimentação do CREMA 2ª Etapa. In Anais do XXVII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, p. 1-12. Available at: <https://www.anpet.org.br/ssat/interface/content/autor/trabalhos/publicacao/2013/153_AC.pdf> (accessed 09/01/2025).
Heukelom, W. and A.J.G. Klomp (1962) Dynamic testing as a means of controlling pavement during and after construction. In Proceedings of the 1st International Conference on the Structural Design of Asphalt Pavement. Michigan: ISAP, p. 611-622.
Hood, R. (2019) Optimising the Use of Laser Profilometer Data to Report Rut Depth, Roughness and Surface Texture. Review of WA Practice: 014509-1. East Perth, Australia: Main Roads Western Australia.
Macea-Mercado, L.F., L. Morales and L.G. Márquez-Díaz (2016) Un sistema de gestión de pavimentos basado en nuevas tecnologías para países en vía de desarrollo, Ingeniería, Investigación y Tecnología, v. 17, n. 2, p. 223-36. DOI: 10.1016/j.riit.2016.06.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.riit.2016.06.007
Morosiuk, G.; M.J. Riley and J.B. Odoki (2004) Volume Six: Modelling Road Deterioration and Works Effects. Birmingham: ISOHDM Technical Secretariat, Development and Management Series Collection, School of Civil Engineering, The University of Birmingham.
Nascimento, D.M. (2005) Análise Comparativa de Modelos de Previsão de Desempenho de Pavimentos Flexíveis. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, SP. DOI: 10.11606/D.18.2005.tde-14082005-180708. DOI: https://doi.org/10.11606/D.18.2005.tde-14082005-180708
Nunes, D.F. (2012) Procedimento para Análise de Sensibilidade do Programa HDM-4. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, SP. DOI: 10.11606/D.18.2012.tde-20062012-160119. DOI: https://doi.org/10.11606/D.18.2012.tde-20062012-160119
Ramos, M.M.; A.L.O. Cavaignac and J.M.M. Gonzalez (2020) Análise de viabilidade da manutenção de estradas com software para gerenciamento de piso: aplicação do HDM-4 na Rodovia BR 010/MA. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, v. 6, n. 3, p. 75-87. Available at: <https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28919/20730> (accessed 01/03/2025).
Vallejo, F.M.L. (2021) Impactos do Excesso de Carga nos Pavimentos Rodoviários: Uma Abordagem Probabilística na Determinação do Fator de Veículo Tese (doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. DOI: 10.11606/T.3.2021.tde-25102021-161844 DOI: https://doi.org/10.11606/T.3.2021.tde-25102021-161844
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thisbe Cordeiro Moreira Prates, Carlos Yukio Suzuki

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser publicado pela Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0. Esta licença permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.