Uso do HDM-4 nos estudos de viabilidade de concessões rodoviárias: influência do tráfego nos ciclos de manutenções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3100

Palavras-chave:

HDM-4, tráfego, concessões rodoviárias

Resumo

As variáveis de tráfego e a capacidade de suporte do subleito são fatores centrais no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos flexíveis. No entanto, a falta de dados precisos torna desafiadora a estimativa das cargas de tráfego. Este estudo analisa a influência do tráfego nas manutenções e na vida útil de pavimentos rodoviários, utilizando modelos do HDM-4 em concessões brasileiras. Também são avaliados os impactos da Lei da Balança de 2021 sobre o desempenho e os ciclos de intervenção do pavimento. Foram analisadas nove estruturas com diferentes cenários de tráfego e subleito, observando-se a evolução da irregularidade e do trincamento em 30 anos de concessão. Um cenário com sobrecargas permitidas pela Lei nº 14.229/2021 foi incluído para comparação. Com base nisso, realizou-se uma análise econômica preliminar, estimando os custos acumulados de manutenção por tipo de intervenção. Os resultados indicam que maiores volumes de tráfego aceleram a deterioração do pavimento e que a alteração legal mais recente pode elevar os custos de manutenção em até 25%, comprometendo a qualidade estrutural. Assim, o estudo reforça a importância do planejamento adequado e de intervenções bem dimensionadas diante do crescimento do tráfego e das mudanças regulatórias para garantir o desempenho e a segurança dos pavimentos concessionados.

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Publicado

03-10-2025

Como Citar

Cordeiro Moreira Prates, T., & Yukio Suzuki, C. (2025). Uso do HDM-4 nos estudos de viabilidade de concessões rodoviárias: influência do tráfego nos ciclos de manutenções. Transportes, 33, e3100. https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3100

Edição

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Artigos