Cenários da mobilidade urbana: uma revisão sobre o futuro
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3131Palavras-chave:
Scenario building. Sustainable mobility. Mobility trends.Resumo
O presente estudo analisou as perspectivas futuras para a mobilidade urbana com base em pesquisas encontradas na literatura. O objetivo foi identificar tendências de cenários e quais as ações abordadas na literatura propensas a promover um futuro de mobilidade mais sustentável. Para isso, foram selecionados 24 estudos publicados entre 2014 e 2025, resultando em 88 cenários distintos. Os estudos indicam que tecnologias como veículos elétricos, veículos autônomos e mobilidade compartilhada são promissoras, mas enfrentam desafios econômicos e regulatórios. No entanto, soluções já consolidadas, como a promoção do transporte público e do uso de bicicletas, continuam sendo essenciais para a promoção da mobilidade sustentável. As principais tendências observadas foram o desenvolvimento tecnológico, com veículos autônomos e inteligência artificial; investimentos em transporte público e redução da necessidade de deslocamentos; e impactos ambientais e sociais, incluindo desigualdade no acesso à mobilidade e mudanças climáticas. O estudo concluiu que há diversas tendências e ações estratégicas importantes que provavelmente moldarão o futuro da mobilidade urbana.
Downloads
Referências
Álvarez-Antelo, D.; P. López-Muñoz; L. Llases et al. (2025) Towards a sustainable mobility lifestyle: exploring the flight to rail shift through model-based behavioural change scenarios. Ecological Economics, v. 230, p. 108498. DOI: 10.1016/j.ecolecon.2024.108498. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2024.108498
Aulicino, A.L. (2002). Identificação de Problemas Potenciais na Construção de Cenários e na Formulação de Estratégias em uma Organização: Proposição de um Método: um Estudo de Caso. Thesis (master’s degree). University of São Paulo. São Paulo, SP. DOI: 10.11606/D.12.2002.tde-12092006-155128. DOI: https://doi.org/10.11606/D.12.2002.tde-12092006-155128
Baera, E.J.; L. Alfheim; G. Lyons et al. (2025) Using scenarios to address uncertainty in planning for sustainable mobility in small and medium-sized Norwegian cities. European Transport Research Review, v. 17, n. 1, p. 18. DOI: 10.1186/s12544-025-00710-3. DOI: https://doi.org/10.1186/s12544-025-00710-3
Banister, D.; R. Hickman and D. Stead (2007) Looking Over the Horizon: Visioning and Backcasting. In Perrels, A., V. Himanen and M. Lee-Gosselin (eds.) Building Blocks for Sustainable Transport: Obstacles, Trends, Solutions. England: Emerald Group Publishing Limited, p. 25–53. DOI: https://doi.org/10.1108/9780857245168-003
Barrella, E. and A.A. Amekudzi (2011) Backcasting for sustainable transportation planning. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2242, n. 1, p. 29-36. DOI: 10.3141/2242-04. DOI: https://doi.org/10.3141/2242-04
Brenden, A.P.; I. Kristoffersson and L.-G. Mattsson (2017). Future Scenarios for Self-Driving Vehicles in Sweden. Stockholm: KTH Royal Institute of Technology.
Buarque, S.C. (2003) Metodologia e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais. Brasília: Ipea. Available at: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2865> (accessed 07/14/2025).
Canitez, F. (2019) Pathways to sustainable urban mobility in developing megacities: a socio-technical transition perspective. Technological Forecasting and Social Change, v. 141, p. 319-29. DOI: 10.1016/j.techfore.2019.01.008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2019.01.008
Cascetta, E. (2014) Future scenarios of urban mobility and their sustainability. E3S Web of Conferences, v. 2, p. 03002. DOI: 10.1051/e3sconf/20140203002. DOI: https://doi.org/10.1051/e3sconf/20140203002
Colin, L.; B. Cedric; C. Corinne et al. (2024) From narratives to indicator-based future scenarios of urban mobility. Futures, v. 162, p. 103431. DOI: 10.1016/j.futures.2024.103431. DOI: https://doi.org/10.1016/j.futures.2024.103431
Denney, A.S. and R. Tewksbury (2013) How to write a literature review. Journal of Criminal Justice Education, v. 24, n. 2, p. 218-34. DOI: 10.1080/10511253.2012.730617. DOI: https://doi.org/10.1080/10511253.2012.730617
Dia, H. (2019) Rethinking urban mobility: unlocking the benefits of vehicle electrification. In Newton, P.; D. Prasad; A. Sproul et al. (eds.) Decarbonising the Built Environment. Singapore: Springer Singapore, p. 83–98. DOI: 10.1007/978-981-13-7940-6_5. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-7940-6_5
Godet, M. (2006) Creating Futures: Scenario Planning as a Strategic Management Tool (2nd ed.). London: Economica.
Hickman, R. and D. Banister (2007) Transport and Reduced Energy Consumption: What Role Can Urban Planning Play? Oxford: University of Oxford.
Huss, W.R. and E.J. Honton (1987) Scenario planning - what style should you use? Long Range Planning, v. 20, n. 4, p. 21-29. DOI: 10.1016/0024-6301(87)90152-X. DOI: https://doi.org/10.1016/0024-6301(87)90152-X
Kane, M. and J. Whitehead (2017) How to ride transport disruption – a sustainable framework for future urban mobility. Australian Plants, v. 54, n. 3, p. 177-85. DOI: 10.1080/07293682.2018.1424002. DOI: https://doi.org/10.1080/07293682.2018.1424002
Kaufmann, V. and E. Ravalet (2016) From weak signals to mobility scenarios: a prospective study of France in 2050. Transportation Research Procedia, v. 19, p. 18-32. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.12.064. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.12.064
Keseru, I.; T. Coosemans and C. Macharis (2019) Building scenarios for the future of transport in Europe: the Mobility4EU approach. In Müller, B. and G. Meyer (eds.) Towards User-Centric Transport in Europe. Cham: Springer, p. 15–30. DOI: 10.1007/978-3-319-99756-8_2. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-99756-8_2
Lyons, G.; C. Rohr, A. Smith et al. (2021) Scenario planning for transport practitioners. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, v. 11, p. 100438. DOI: 10.1016/j.trip.2021.100438. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trip.2021.100438
Mara Dorigati, T. and C. Krupp Luz (2020) Três cenários para a relação entre trabalho e gênero frente à quarta revolução industrial. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, v. 47, n. 2. DOI: 10.14393/RFADIR-v47n2a2019-49063. DOI: https://doi.org/10.14393/RFADIR-v47n2a2019-49063
Marletto, G. (2014) Car and the city: socio-technical transition pathways to 2030. Technological Forecasting and Social Change, v. 87, p. 164-78. DOI: 10.1016/j.techfore.2013.12.013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2013.12.013
Meerow, S. and J.P. Newell (2019) Urban resilience for whom, what, when, where, and why. Urban Geography, v. 40, n. 3, p. 309-29. DOI: 10.1080/02723638.2016.1206395. DOI: https://doi.org/10.1080/02723638.2016.1206395
Melkonyan, A.; T. Gruchmann; F. Lohmar et al. (2022) Decision support for sustainable urban mobility: a case study of the Rhine-Ruhr area. Sustainable Cities and Society, v. 80, p. 103806. DOI: 10.1016/j.scs.2022.103806. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2022.103806
Melkonyan, A.; J. Koch; F. Lohmar et al. (2020) Integrated urban mobility policies in metropolitan areas: A system dynamics approach for the Rhine-Ruhr metropolitan region in Germany. Sustainable Cities and Society, v. 61, p. 102358. http://doi.org/10.1016/j.scs.2020.102358. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2020.102358
Milakis, D.; M. Snelder; B. Van Arem et al. (2017) Development and transport implications of automated vehicles in the Netherlands: scenarios for 2030 and 2050. European Journal of Transport and Infrastructure Research. DOI: 10.18757/EJTIR.2017.17.1.3180. DOI: https://doi.org/10.18757/EJTIR.2017.17.1.3180
Miskolczi, M.; D. Földes; A. Munkácsy et al. (2021) Urban mobility scenarios until the 2030s. Sustainable Cities and Society, v. 72, p. 103029. DOI: 10.1016/j.scs.2021.103029. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2021.103029
Navarro-Ligero, M.L. and L.M. Valenzuela-Montes (2016) A tool for the assessment of urban mobility scenarios in climate change mitigation: an application to the Granada’s LRT Project. Transportation Research Procedia, v. 19, p. 364-79. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.12.095. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.12.095
Nijkamp, P. and K. Kourtit (2013) The “New Urban Europe”: global challenges and local responses in the urban century. European Planning Studies, v. 21, n. 3, p. 291-315. DOI: 10.1080/09654313.2012.716243. DOI: https://doi.org/10.1080/09654313.2012.716243
Nikitas, A.; I. Kougias; E. Alyavina et al. (2017) How can autonomous and connected vehicles, electromobility, BRT, hyperloop, shared use mobility and mobility-as-a-service shape transport futures for the context of smart cities. Urban Science, v. 1, n. 4, p. 36. DOI: 10.3390/urbansci1040036. DOI: https://doi.org/10.3390/urbansci1040036
WHO (2021) Plano Global Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Geneva: World Health Organization. Available at: <http://who.int/pt/publications/m/item/global-plan-for-the-decade-of-action-for-road-safety-2021-2030> (accessed 10/8/2025).
Paul, A.; U. Schmalz; A. Cook et al. (2023) Future multimodal mobility scenarios within Europe. Transportation Research Procedia, v. 72, p. 1869-76. DOI: 10.1016/j.trpro.2023.11.665. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2023.11.665
Porter, M.E. (1989) Competitive Advantage. New York: Free Press.
Ringland, G. (2006) Scenario Planning: Managing for the Future (2nd ed.). Chichester: John Wiley & Sons Ltd.
Rojas-Rivero, A.; M. Navarro-Ligero; M.E. López-Lambas et al. (2025) Archetypes of collaboration within urban transport system scenarios. Futures, v. 171, p. 103628. DOI: 10.1016/j.futures.2025.103628. DOI: https://doi.org/10.1016/j.futures.2025.103628
Spickermann, A.; V. Grienitz and H.A. Von Der Gracht (2014) Heading towards a multimodal city of the future: Multi-stakeholder scenarios for urban mobility. Technological Forecasting and Social Change, v. 89, p. 201-21. DOI: 10.1016/j.techfore.2013.08.036. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2013.08.036
Störmer, E.; B. Truffer; D. Dominguez et al. (2009) The exploratory analysis of trade-offs in strategic planning: lessons from regional infrastructure foresight. Technological Forecasting and Social Change, v. 76, n. 9, p. 1150-62. DOI: 10.1016/j.techfore.2009.07.008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2009.07.008
Sunitiyoso, Y.; A. Wicaksono; N.F. Pambudi et al. (2023) Future of mobility in Jakarta metropolitan area: a multi-stakeholder scenario planning. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, v. 19, p. 100810. DOI: 10.1016/j.trip.2023.100810. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trip.2023.100810
Tori, S.; G. Te Boveldt and I. Keseru (2023) Building scenarios for urban mobility in 2030: The combination of cross-impact balance analysis with participatory stakeholder workshops. Futures, v. 150, p. 103160. DOI: 10.1016/j.futures.2023.103160. DOI: https://doi.org/10.1016/j.futures.2023.103160
Tori, S.; G. Te Boveldt; I. Keseru et al. (2023) Brussels mobility in 2050: Participatory mixed-method scenario building to explore alternative futures. Transp Res Interdiscip Perspect, v. 22, p. 100919. DOI: 10.1016/j.trip.2023.100919. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trip.2023.100919
TomTom (2025) TomTom Traffic Index: When Cities Move, our World Moves Forward. Available at: <https://www.tomtom.com/en_gb/traffic-index/> (accessed 7/7/2025).
Turner, N. (2008) Future-proofing your organisation. CEO Journal, v. 1. Available at: https://www.researchgate.net/publication/292707260_Future-proofing_your_organisation (accessed 10/8/2025).
Vallet, F.; J. Puchinger; A. Millonig et al. (2020) Tangible futures: combining scenario thinking and personas - A pilot study on urban mobility. Futures, v. 117, p. 102513. DOI: 10.1016/j.futures.2020.102513. DOI: https://doi.org/10.1016/j.futures.2020.102513
Van Der Heijden, K. (2000) Scenarios and forecasting. Technological Forecasting and Social Change, v. 65, n. 1, p. 31-6. DOI: 10.1016/S0040-1625(99)00121-3. DOI: https://doi.org/10.1016/S0040-1625(99)00121-3
Xenou, E.; G. Ayfantopoulou; B. Royo et al. (2022) Methodology for consequence analysis of future mobility scenarios: the SPROUT framework. Future Transportation, v. 2, n. 2, p. 453-66. DOI: 10.3390/futuretransp2020025. DOI: https://doi.org/10.3390/futuretransp2020025
Yanmaz, O. and U. Asan (2024) A novel scenario planning approach considering criteria interaction in multi-criteria evaluation: an application to urban mobility. Decision Science Letters, v. 13, n. 2, p. 461-70. DOI: 10.5267/j.dsl.2024.1.002. DOI: https://doi.org/10.5267/j.dsl.2024.1.002
Zahraei, S.M.; J.H. Kurniawan and L. Cheah (2019) A foresight study on urban mobility: Singapore in 2040. Foresight, v. 22, n. 1, p. 37-52. DOI: 10.1108/FS-05-2019-0044. DOI: https://doi.org/10.1108/FS-05-2019-0044
Zmud, J.; L. Ecola; P. Phleps et al. (2013) The Future of Mobility: Scenarios for the United States in 2030. Santa Monica: Rand Corporation. Available at: <https://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/research_reports/RR200/RR246/RAND_RR246.pdf> (accessed 10/8/2025).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Christine Gallucci Silva, Luciano Wons, Tatiana Maria Cecy Gadda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser publicado pela Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0. Esta licença permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem que obtiveram todas as permissões necessárias dos empregadores para a publicação e o licenciamento CC BY 4.0 do manuscrito, especialmente se o empregador possuir alguma reivindicação sobre os direitos autorais do manuscrito. Os autores assumem total responsabilidade por questões de direitos autorais relacionadas ao empregador, isentando a ANPET e a Transportes de qualquer responsabilidade relacionada.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
Última atualização: 27/11/2025




